A assessoria jurídica para empresas busca minimizar os riscos e evitar danos e prejuízos, trazendo certa segurança jurídica na operação, seja interna – na relação com os empregados, por exemplo – ou externa, tal qual a relação consumerista com clientes e outros fornecedores.
Aqui vale ressaltar que o acompanhamento jurídico por profissional capacitado começa desde a análise individualizada da operação do cliente, bem como a emissão de um parecer técnico sobre os pontos necessários de adaptação, e por fim, a parte da execução, em que o profissional, junto ao cliente, implementa todas as técnicas e estratégias necessárias.
Mesmo tão popular, muitas pessoas ainda não conhecem o conceito de assessoria, sendo confundida com a consultoria, sem conhecer a importância da advocacia preventiva como estratégia de solução de problemas. A consultoria visa tratar de um ponto/problema específico. Já a assessoria, como já mencionado, é a visualização do macro, mas observando sempre cada parte da operação de forma minuciosa.
A prevenção de problemas jurídicos contribui para potencializar os resultados da operação, seja pela ótica trabalhista, tributária, cível e/ou consumerista. A antecipação da demanda com o objetivo de prevenir um problema, seja este com seu corpo de colaboradores, com seus clientes, com o fisco, é a melhor estratégia para que a engrenagem do seu negócio não pare.
E você? Tem o acompanhamento necessário para sua empresa?